quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fotografia

[imagem de William]

            - Fotografia '

Sem luz, não há vida humana. Sem luz & vida humana, não há fotografia. Provavelmente, a humanidade jamais conseguirá desvendar todo o mistério da gênese da luz e da vida. Mas, e a origem da fotografia?

- A necessidade do ser humano de registrar imagens é muito antiga, como comprovam os desenhos rupestres encontrados nas cavernas.

As imagens produzidas pelo ser humano, sejam através de pinturas, desenhos, esculturas ou gravuras, antes da invenção da fotografia, sempre dependeram da habilidade manual de um pintor, desenhista, escultor ou gravador. Do Artista.

A fotografia surge como a soma da necessidade humana de comunicação, o conhecimento do fenômeno da câmara escura e a descoberta dos materiais fotossensíveis (sensíveis à luz) capazes de fixar as imagens.

~ A invenção da fotografia aconteceu na primeira metade do século XIX, mas o fenômeno da câmara escura, o princípio físico da fotografia, já era conhecido muito antes.

“No período de Aristóteles, o fenômeno de projeção da imagem sobre o fundo de uma caixa vedada (apresentando apenas um furo), já era conhecido (câmara escura)” (Parente, 1995:32).

Nenhum comentário: